CATEQUESE LITURGICA
NOTICIAS E EVENTOS
APOSTILA/ARTIGO
CANTOS-MISSA
A PRÁTICA
BIBLIA E CATECISMO
DICAS/CURIOSIDADES
DINÂMICAS
DOCUMENTOS
FORMAÇÃO- PAROQUIA
LIVROS
LITURGIA E HOMÍLIA
PALESTRAS
PARÁBOLAS/ ESTÓRIAS
SORTEIOS
VÍDEOS CATEQUESE
VÍDEOS LITURGIA
VÍDEOS ENGRAÇADOS
NOSSO BATE PAPO
PARCEIROS
SITES LEGAIS
LIVRO DE VISITAS
MATERIAL ESPECIAL
Fale conosco

Neste espaço será feita a troca de experiências ou  conhecimentos entre catequistas e litúrgicos de todo o mundo.
Envie textos  ou uma sugestão para catequese e liturgia de no máximo 15 a 20 linhas.
 
Experiência:15 a 20 linhas.
Nome:
Email ( opcional),
Cidade:
Estado:
País.

PROPOSTA CELEBRATIVA PARA O DIA DO CATEQUISTA

 – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA ( onde houver padre) -

 

- Espaço Celebrativo:( Flores, Bíblia, Vela, Documento n. 26 da CNBB e outros símbolos da Região que falam de renovação na catequese)

- Comentarista: Queridos/as Catequistas!

          Hoje, domingo, Dia do Senhor, a Igreja no Brasil celebra o Dia do Catequista e dos outros ministérios e serviços da comunidade.  Reunidos como discípulos e discípulas, desejamos louvar e bendizer a Deus em primeiro lugar pela vocação de cada um/a. Pois “Jesus chamou os que desejava escolher”. (Mc 3, 13 ).  Agradecer por todos aqueles que ouviram o chamado do Mestre e disseram SIM, Senhor, “eis-me aqui, envia-me”. (Is 6, 8).Com alegria também queremos trazer presente no altar do Senhor o ANO DA Fé que estamos vivenciando e de maneira muito especial os 30 ANOS DO DOCUMENTO CATEQUESE RENOVADA ( Nº 26 da CNBB). Revendo o caminho, é possível perceber quantas conquistas foram alcançadas como frutos desse documento, grande presente do Espírito para nós. Quantos encontros, semanas catequéticas, seminários e simpósios foram realizados. Quantos subsídios e manuais surgiram desde então. Por tudo isso, queremos hoje dar graças a Deus.

 

RITOS INICIAIS

- Procissão de Entrada: O Presidente acompanhado por todos os catequistas da comunidade e equipe celebrativa.

- Comentarista: Acolhendo a procissão de entrada, cantemos juntos:

Senhor se tu me chamas eu quero te ouvir, se queres que eu te siga respondo, eis-me aqui.

1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz, andaram mundo afora e pregaram sem temor. / Seus passos tu firmastes sustentando seu vigor. Profeta tu me chamas: vê Senhor, aqui estou.

2. Os séculos passaram, não passou, porém tua voz que chama ainda hoje, que convida a te seguir. / Há homens e mulheres que te amam mais que a si, e dizem com firmeza: vê Senhor, estou aqui.

Ou: Por amor e vocação (CD Avancem para águas mais profundas)

- Saudação Inicial – (por conta do presidente da celebração).

- Ato Penitencial:

-Comentarista: queremos trazer presente nesta celebração nossa revisão pelo que deixamos de fazer, pela nossa falta de coragem em lançar as redes e “avançar para águas mais profundas”. (Lc 5,4). Também neste Ano da Fé reconhecer nossa falta de fé nos momentos mais críticos de nossa e vida e do ministério da catequese.  

- Catequista: Senhor, nestes trinta anos de caminhada da Catequese Renovada, que orienta para uma formação sistemática dos catequistas, queremos te pedir perdão, pelas vezes que não valorizamos os encontros de formação, que não aprofundamos tua Palavra e não fomos presença na celebração e na vida da comunidade.

Senhor, piedade, ó Cristo piedade. Piedade de nós compaixão, Senhor. (bis).

- Catequista: Cristo, a catequese renovada nos chama para uma experiência de Encontro Contigo, que ajude os catequisandos a conhecerem a Ti. Pelas vezes que não testemunhamos e não falamos de ti, te pedimos perdão.

- Catequista: Senhor, as situações históricas e aspirações do nosso povo são conteúdos de catequese. Pelas vezes que deixamos de acolher os mais necessitados, te pedimos perdão.

- Celebrante conclui...

- Hino de Louvor: a escolha da equipe

- Oração do Dia ............

 

 

LITURGIA DA PALAVRA

- Acolhida a Palavra

(Bíblia ou Lecionário, ladeado com duas velas e trazidos por catequistas).

- Comentarista: A Palavra de Deus é o Livro por excelência da Catequese. Pois é a catequese hoje, a grande responsável de colocar nas mãos de crianças, jovens e adultos a Palavra de Deus. Acolhamos a Palavra de Deus que é a luz que ilumina a nossa catequese e sustenta a nossa vocação.

- Canto:

A Palavra de Deus é luz que guia na escuridão. É semente de paz, de justiça e perdão. (bis).

Ou:

É como a chuva que lava é como fogo que arrasa. Tua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.

- Primeira Leitura – Is 66,18-21

- Salmo: 116(117)

- Segunda Leitura – Hb 12,5-7.11-13

- Canto de Aclamação: a escolha...

- Evangelho – Lc 13 , 22-30

- Homilia: Pode ser feita em forma de Leitura Orante ( leitura – meditação- oração – contemplação/ação) a partir de um ou de todos os textos bíblicos proclamados. Importante: na hora da meditação (O que diz o texto para nós hoje?) fazer clara ligação com os elementos principais que CR nos ensinou: “catequese como processo de iniciação à vida de fé”; “interação fé e vida”; “Bíblia como livro por excelência da catequese”; “Catequese transformadora”; “opção preferencial pelos pobres”; “catequese inculturada”; “Catequese evangelizadora”; “catequese comunitária e integrada nas outras pastorais”, etc.

(Obs: Em lugares onde não há padre pode-se também escrever em folhas de papel os elementos acima para serem refletidos entre todos).

- Profissão de Fé: enquanto os/as catequistas acendem as velas no Círio Pascal, motivar o mantra:

Canto: Ó luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós.

- Presidente:  (explica o sentido deste gesto)  para depois perguntar: Vocês creem em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra e assim o ensinam na catequese?

- Catequistas: Sim creio

- Presidente: Vocês creem em Jesus Cristo e o seguem com fidelidade, levando os catequisandos a fazer a experiência do Encontro com Ele?

- Catequistas: Sim creio e procuro seguir

- Presidente: Vocês creem no Espírito Santo que com o Pai e o Filho formam a melhor comunidade de amor e incentivam o espírito comunitário na catequese?

- Catequistas: Sim creio e incentivo.

- Presidente: Vocês creem que a Igreja-comunidade é caminho para a construção do Reino de Deus na história que leva ao Reino definitivo e ajudam a todos a vivenciar esta mesma fé?

- Catequistas: Sim creio e procuro testemunhar.

- Presidente: Esta é a fé da Igreja que no batismo recebestes. Renovai-a neste Ano da Fé e esforçai-vos para cultivá-la naqueles que vos foram confiados na catequese.

- Catequistas: Assim seja!

 

 

LITURGIA EUCARÍSTICA

- Apresentação das Oferendas

- Canto: Queremos oferecer (CD - avancem para águas mais profundas)

- Oração Eucarística – (segue normal até depois da comunhão.)

 

RITOS FINAIS

Envio dos catequistas: Antes da Benção Final o presidente convida os/as catequistas a se colocarem diante do altar e lhes apresenta uma Bíblia aberta na qual todos/as colocam sua mão direita.

 

 

- Comentarista: Foi a CATEQUESE RENOVADA que abriu o caminho para a Palavra de Deus, tornando a Bíblia o livro por excelência da catequese. O/a Catequista é, por isso, considerado ministro da Palavra e sua missão é dar a conhecê-la para que seja amada e vivida. É importante que esse compromisso se renove constantemente...

Presidente: Animados pelo Espírito Santo e enviados pela comunidade continuai o caminho de educação da fé que tem sua fonte na Palavra de Deus. E que esta Palavra também seja Luz e força para realizar o serviço da construção de seu Reino de Fraternidade!

Que o Senhor vos proteja e vos guarde,

Que faça iluminar sobre vós a sua face e vos dê a Paz!

(e dirigindo-se a todos): Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, o Pai, o Filho e o Espírito Santo...

Todos:  Amém.

Canto final: a escolha...

 

 

15 melhores filmes para evangelização

 

O cinema, além do entretenimento, pode nos oferecer informação de qualidade. Atualmente, os gêneros biográficos e domuntentais tomaram forças e saíram das salas alternativas para exibições populares. Em sua relação com a mensagem cristã, esse meio de comunicação teve suas idas e vindas e permanece oferecendo pérolas a serem utilizadas em nossa catequese.

A fase mais moralista do cinema norte-americano foi a do Código Hays, que seguiu até o início da década de 60, e trouxe as maiores produções bíblicas de Hollywood. O principal exemplo é o épico Os Dez Mandamentos (1956), ainda não superado em grandiosidade de produção. Extra-Hollywood, na última década, aumentaram as produtoras interessadas em temas religiosos e em submetê-los a uma avaliação da Igreja. A própria hierarquia se atentou às possibilidades do setor e investiu em produtoras confessionais, vinculadas a institutos religiosos.

Hoje temos uma lista vasta de filmes bíblicos e biografias de santos que podem ser uma excelente ferramenta a ser utilizada no dia-a-dia de nossas comunidades. Como videoteca particular do pároco, ou para locação dos fiéis, vale a pena investir e ter ao menos o “kit básico” dessas principais produções. Confira abaixo uma lista com 15 filmes selecionados para esse kit básico. E bom filme!

Os Dez Mandamentos (1956)

Jesus de Nazaré (1979)

A Paixão de Cristo (2004)

O Manto Sagrado (1953)

O Quarto Sábio (1985)

Ben-Hur (1959)

Paulo de Todos os Povos (2000)

O apocalipse (2002)

Quo Vadis (1951)

Irmão Sol, Irmã Lua (1972)

A Canção de Bernadette (1943)

Fátima (1997)

Marcelino Pão e Vinho (1955)

Karol: O Homem Que Se Tornou Papa (2005)

Madre Teresa (2003)

Sérgio Fernandes é publicitário e escritor. Cursou Comunicação Social (UFMT), Filosofia (Inst. CN) e Teologia (Inst Mater Dei) e atualmente cursa Administração com ênfase em Marketing (Universidade Nove de Julho). Publicou 15 livros para gênero infanto-juvenil, incluindo um título exclusivo para os Estados Unidos (2008).

 

Um ótimo texto para catequistas:

O que fazer quando uma criança quebra ou perde um dente numa queda?

Dra. Cristina Rocha

As crianças são irrequietas por natureza. Gostam de brincar, correr e pular. Só que, às vezes, em casa ou mesmo na escola, acontece aquele tombo e... Nossa! Eis um dente quebrado!

O que fazer numa situação dessas? Calma, pode ser que ainda haja salvação para esse dente.

Para a Dra. Cristina Rocha, especializada em Odontopediatria que atua na cidade de São Paulo, quando uma criança quebra ou perde um dente numa queda, a porção fraturada ou o próprio dente deve ser guardado em um recipiente com água, soro, leite ou até mesmo saliva, e a criança deve ser levada imediatamente ao dentista que, em muitos casos, poderá reimplantar esse dente. Essa é uma dica importante, dentre outras, que ela costuma dar a pais e professores em palestras nas escolas.

“Na verdade, invisto muito na orientação dos pacientes, pois atitudes diretivas em momentos de ‘apuros’ trarão, consequentemente, maior número de casos com sucesso”, diz ela.

Segundo a Dra. Cristina, o dente é uma estrutura `viva`, e quando ele é perdido, no caso de um trauma, deve ser colocado em meio úmido para se manter hidratado. Desta forma, com certeza a possibilidade de sucesso do reimplante fica aumentada. É importante lembrar que o mesmo procedimento fica indicado para caso de fratura dental. `A porção fraturada deverá ser guardada em água, soro, leite ou saliva, e prontamente ir ao dentista.`

Este procedimento se aplica tanto a dentes decíduos (de leite) quanto a permanentes. A demora em procurar o dentista diminui muito a possibilidade de sucesso

fonte:  portaldafamilia.org.br


Todos os direitos reservados 2017


PALESTRAS CATÓLICAS